Condicionamento Físico para o Rugby  #1

Condicionamento Físico para o Rugby #1

Qto mais eu treino, mais sorte eu tenho – Michael Jordan.

 

Quem vive ou gosta do esporte já deve ter ouvido essa frase. Aproveito a citação para uma sugestão, se você ainda não leu, recomendo o livro desse grande jogador do Basquetebol mundial (maior jogador de todos os tempos, do quanto ele treinava e se dedicava na busca do seu sonho, ser um jogador de basquetebol profissional, ser o melhor).

“Ser um atleta”, de maneira geral, é para todos um sinônimo de vida saudável, de disposição, de alguém que possui um estilo de vida com bons hábitos. Porém, um atleta não é aquele que pratica uma atividade física, um atleta é aquele devota sua vida em harmonia com o esporte. Atleta é uma forma de ser e agir, dentro e fora dos campos, buscando sempre o melhor desempenho que puder. Para alcançar isso, são necessários diversos fatores. Alguns deles são: HÁBITOS SAUDÁVEIS, CONDICIONAMENTO FÍSICO, ORGANIZAÇÃO E DISCIPLINA. Mas antes disso tudo, o atleta deve se divertir no esporte e querer joga-lo. Dessa forma um atleta de alto rendimento deve entender: preparação e aperfeiçoamento de técnicas e conteúdos, só são possíveis de serem atingidos graças a um conjunto de técnicas e conteúdos que são trabalhados a longo prazo.

As equipes de rugby , em sua grande maioria, contam hoje em dia com um preparador físico que procura auxiliar o HEAD COACH. É claro que uma das grandes exigências são as capacidades motoras e as possibilidades funcionais dos jogadores como corridas intensas, saltos, combinações de movimentos e situações de jogo que exigem rapidez, resistência, força, destreza, flexibilidade e agilidade. A isso damos o nome de preparação física.

condicionamentoA preparação física não é uma das etapas mais agradáveis no processo de treinamento, trata-se da parte mais cansativa, porque exige muita dedicação, empenho e perseverança, mas para um jogador de rugby ela deve servir de base para um bom rendimento no treino.

O condicionamento físico é o maior responsável por três aspectos fundamentais na vida de um atleta: desempenho, recuperação/prevenção de lesão e evolução.

Um atleta amador que busca o alto rendimento deve buscar uma melhor condição física fora do treino especifico da modalidade. A melhor saída é consultar um professor de educação física com bom conhecimento e vivência no treinamento esportivo e na preparação física de atletas. No caso do rugby, eu costumo direcionar os meus atletas a treinamentos intercalados de musculação, treinos funcionais, treinamento de atletismo e sessões de alongamento, tudo isso somado a um acompanhamento de um nutricionista e períodos de descanso (tão importante em todo o processo quanto os demais fatores).

evolucaofisicaA evolução física é composta por um somatório de fatores, um deles é o treino da modalidade em si, e outros fatores são a alimentação, o descanso (uma das fases mais importantes), controle de fatores externos e o treino físico.

No mais fica aqui a dica: para a elaboração e prescrição do seu programa de treinamento procure sempre profissional de confiança!

Bons treinos!

 

valter_sugaravaEsse texto foi escrito por Valter Sugarava, casado e pai de um pequeno rugbier. Tem 37 anos, 31 deles praticando esportes, 23 no esporte de alto rendimento (rugby e handebol), 20 anos trabalhando com treinamento (e iniciação) esportivo e aproximadamente 15 anos praticando rugby em todos os seus níveis (é atleta, mas também atuou ou atua como treinador da base do clube, head coach das equipes principais, no feminino, no masculino, como preparador físico e treinador dos backs). Formado em Educação Física pela Universidade Ibirapuera. Atualmente, Coordenador da Preparação Física do São Paulo Saracens Bandeirantes onde atua também como Head Coach da equipe principal de seven-a-side e Preparador Físico de todo o plantel principal do clube. Também é treinador da equipe de rugby da Faculdade de Direito da USP e da Faculdade Belas Artes. Cuida da preparação física de atletas de rugby e outros esportes no Centro de Condicionamento Físico Qualific. Professor de Educação Física da Escola Heidy. Treinador de corrida de rua da equipe Germanos/Qualific.

 

*Os textos publicados na sessão COLUNISTAS expressam as opiniões dos mesmos. Neste espaço, a RUGBIER promove a livre expressão de ideias de especialistas em diversas áreas do rugby.

Share this:

Leave a Reply

Imagem CAPTCHA

*