Projeto Jaguariúna Rugby do Futuro

Projeto Jaguariúna Rugby do Futuro

Projeto Jaguariúna Rugby do Futuro quer popularizar esporte em escolas

 

Modalidade nova no Brasil já está ajudando crianças em questões como disciplina, comprometimento e até frequência às aulas

Ensinar os valores como comprometimento, disciplina e fraternidade, esses são os objetivos do projeto Jaguariúna Rugby do Futuro, desenvolvido entre crianças de 4º e 5º série do Ensino Fundamental em escolas de Jaguariúna, na região metropolitana de Campinas.

O projeto é uma parceira entre a Secretaria de Educação da prefeitura municipal e o time local, o Jaguars Rugby.

“Queremos por meio da prática esportiva do rugby, além de formar novos atletas das categorias de base, incentivar a paixão pelo esporte e formar cidadãos”, diz Luporini Junior, atleta do Jaguars e um dos idealizadores do projeto.

Jaguariúna sediou no último final de semana a primeira seleção do projeto,  que reuniu cerca de 450 crianças no local conhecido como Campo do Padre, envolvendo cerca de 1500 pessoas na região central da cidade. Apesar das regras diferenciadas e as traves altas nas bordas do campo, a identificação dos pequenos foi imediata. As crianças jogaram partidas, brincaram com a bola oval e se exercitaram no takle bag, equipamento utilizado para aprimorar as habilidades de contato, alongamento e força.

A modalidade desenvolvida entre as crianças é o tag rugby, que utiliza fitas laterais presas por velcro, que são puxadas no momento em que o adversário está com a bola. A partir disso, ele tem três segundos para passar a bola adiante. Dessa forma, o contato entre os jogadores é minimizado, reduzindo as possibilidades de lesões e contusões entre os jogadores.

Segundo o secretário da educação de Jaguariúna, José Roberto Chiavegato, o projeto Jaguariúna Rugby do Futuro terá continuidade nos próximos anos entre as escolas do município. “Este é um esporte novo no Brasil e que tem muitos valores positivos para transmitir à garotada. E já estamos obtendo um ótimo retorno, como melhoras em questões disciplinares e até nas frequência às aulas”, comemora.

Sobre o projeto Jaguariúna Rugby do Futuro

O projeto Jaguariúna Rugby do Futuro tem o objetivo de ensinar a modalidade esportiva nas escolas de Jaguariúna, para que sejam formadas categorias de base e transmitidos os valores positivos do esporte. Uma das metas é tornar Jaguariúna um dos pólos de prática do esporte, que já está garantido entre as modalidades olímpicas na Olimpíada do Rio de Janeiro de 2016.

 

* Este artigo foi enviado pelo Projeto Jaguariúna Rugby e publicado em sua íntegra. Esta categoria de COLABORADORES em nosso site, é um espaço que a Revista Rugbier abriu para divulgar alguns acontecimentos enviados pelos clubes, leitores e apaixonados pelo Rugby no Brasil. Gostou? Então envie sua matéria para contato@pabooks.com.br e quem sabe, ela aparece por aqui.

Share this:

Leave a Reply

Imagem CAPTCHA

*